segunda-feira, 6 de agosto de 2012

INTRODUÇÃO

              As drogas são substâncias que são capazes de modificar as funções do organismo, mudando algumas de suas características.
              A grande característica do ser humano é sua capacidade de pensar, de tomar decisões e no final aceitar suas consequências. Assim crescemos e nos tornamos independentes.
              Porém, algumas escolhas que tomamos podem ter consequências quase irreversíveis, alguns caminhos que seguimos podem nos deixar presos (viciados) a algo, nos fazendo perder essa independência. No começo, parece que estamos fazendo a escolha certa, ou porque nos faz sentir bem ou porque tem reações rápidas. Com o tempo, vamos nos afastando da realidade e perdendo a consciência do que é certo ou errado, do que devemos ou não fazer. Um desses caminhos é o das drogas.
              Atualmente a sociedade está extremamente abalada pelo tráfico de drogas porque ele afeta diversas áreas, como economia, relacionamentos culturais, segurança, união familiar e a sociedade, aumentando a violência, a evasão escolar e comprometendo, assim, o futuro da população.
              Muitas pessoas acham que sabem tudo sobre drogas só de ouvir uma reportagem no jornal ou uma entrevista com um usuário, enquanto que, na verdade não estamos prontos para lidar ou ajudar alguém que convive com esse problema. Então, o que realmente são essas drogas? Quais os tipos que existem? Quais seus danos na saúde e na vida do usuário?
              Só aprendendo e compartilhando essas informações é que conseguiremos encontrar soluções para esses problemas de forma conjunta, visando sempre alertar o péssimo caminho das drogas e o que elas são capazes de fazer com a nossa vida.
              É por isso que nesse blog, o leitor encontrará tudo sobre o mundo das drogas. O que são? O que leva uma pessoa a consumir? Como funciona o tráfico? Quais são seus efeitos na sociedade e no usuário? Como se dá a reabilitação? Tudo isso estará aqui, de forma didática e interativa para você ter uma noção maior do que as drogas significam.
           Esse trabalho é resultado de pesquisas feitas em diversos relatórios nacionais e internacionais sobre drogas, assim como em sites e livros de confiança. Todos os textos aqui foram construídos pelo grupo com base nessas pesquisas e adaptados delas. A bibliografia será divulgada no final do trabalho.

              Por que escolhemos as drogas como subtema?
              A sociedade atual tem "batido de frente" com problemas que são consequências do desenvolvimento da economia, dos relacionamentos culturais e de outros elementos. As consequências da urbanização resultaram em tensões constantes, que cada vez mais marcam a sociedade negativamente. A violência das cidades, o uso de drogas, ligado a um mundo de comércio ilegal de entorpecentes, leva as pessoas a repensarem acerca da veracidade dessas drogas.
              As drogas ilegais sempre trouxeram consequências negativas e o país nunca esteve tão despreparado para enfrentar tantos problemas ligados ao consumo de drogas ilegais. Isso acontece porque o governo não pensa no consumo de entorpecentes como um problema de saúde publica, considera ousaria um delinquente e não um doente, que precisa de tratamento; tratamento esse que só é possível com a ampliação da rede de clínicas especializadas em tratamento de dependentes químicos. Como o governo não investe nisso, as famílias de drogados pobres (a maioria), que não têm como arcar com as despesas de um tratamento, ficam de mãos atadas diante do problema. Diante das consequências geradas pelo consumo de drogas ilícitas, que põe em risco a segurança de cada pessoa, podemos parar e pensar o quanto o uso das drogas influencia na violência, percebendo isso, seria possível então tentar pensar numa solução desses problemas de uma forma conjunta.
              Conscientizando-nos dos riscos causados pelo uso de drogas, e de nosso importante papel na resolução dos problemas da sociedade, justificamos o porquê de termos escolhido drogas para o nosso trabalho. Houve um comum acordo em nosso grupo de que drogas é um assunto que precisa ser observado mais de perto, com mais informações e dados sobre seus malefícios. Sabendo que o problema das drogas está cada vez mais se aproximando de nós, decidimos realizar esse trabalho como forma de alertar nossa comunidade de como as drogas não são um caminho a ser seguido.

              Qual a influência das drogas na escola e na comunidade?
              A importância de se refletir sobre drogas na escola é decorrente da influência que exercem na escola e na sociedade, a começar pelo fato de que cada vez mais crianças e adolescentes têm entrado nesse mundo. As crianças e adolescentes hoje compõem a estrutura escolar brasileira, e no futuro vão compor a sociedade como cidadãos. As drogas, hoje em dia, são um dos principais perigos que existem para a juventude e para os adultos, destruindo lares, provocando violência e mortes. Não seria exagero dizer que as drogas denigrem a escola e a comunidade (sociedade) juntamente.
              O tráfico tem cada vez mais se infiltrado nas escolas, levando com ele a juventude brasileira. No inicio, o estudante, o aluno, usa pela influência de alguns colegas que já estão viciados, mas, depois da primeira vez, dificilmente vai conseguir parar, e o vicio trará consequências ruins para o estudante: provavelmente começará a faltar aulas e ter um baixo rendimento escolar. Ao mesmo tempo que esses alunos contribuem para a evasão escolar, denigrem a imagem da sociedade e a segurança da comunidade. Isso acontece porque para sustentar o vício, o indivíduo acaba roubando, matando e cometendo outros crimes, até o momento em que entra para o tráfico.
              Dessa maneira, os entorpecentes acabam destruindo a escola, porque sua parte fundamental (os alunos), são afetados e ao mesmo tempo, as drogas destroem a sociedade, que em decorrência dos efeitos desses entorpecentes fica cada vez mais violenta, sem a união familiar e sem a formação de profissionais de qualidade, justamente pelo ataque à educação.

              Objetivos
              Entre os objetivos que desejamos alcançar com este blog é transmitir um alerta à comunidade  sobre as consequências devastadoras das drogas. Pretendemos demonstrar, àqueles que virem nosso trabalho, como funciona o tráfico, além de apresentar dados estatísticos apavorantes que mostram o quanto os entorpecentes são perigosos, causando as consequências negativas no corpo do usuário, na união familiar e na sociedade.
              Queremos que esse trabalho funcione como um elo de ligação entre o nosso grupo e o leitor, funcionando como um esclarecedor das dúvidas sobre esse assunto, e como uma tentativa desesperada a induzir os leitores a não entrarem nesse mundo.
              E o mais importante de todos os objetivos, é ter mais conhecimento sobre o assunto, uma vez que ouvimos no noticiário todos os dias a palavra droga, e nem sabemos direito suas consequências e até mesmo o que são. Assim, queremos aprofundar nossos conhecimentos no assunto, e de maneira objetiva conhecer os efeitos na sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário