terça-feira, 14 de agosto de 2012

EFEITOS NO ORGANISMO


              Os efeitos das drogas no corpo humano não causam danos apenas físicos, mas também psicológicos e sociais. Entre os danos físicos, encontramos cirrose hepática, o enfisema pulmonar e danos cerebrais. Entre os prejuízos psicológicos, está a deficiência cognitiva e transtornos de humor e de personalidade. Entre os danos sociais, encontramos o isolamento do usuário, preconceito e discriminação, essas pessoas raramente são vistas como possuidoras de direitos .
              A dependência física é difícil de ser controlada. Além do acompanhamento profissional, muita força de vontade é precisa para acabar com a dependência. Isso ocorre quando o sistema nervoso central se habitua a funcionar apenas com a ingestão da droga. Esse processo engloba o sistema de recompensa, a ingestão da droga provoca a produção de alguns neurotransmissores no cérebro, que provocam a sensação de prazer sentida quando há o consumo da droga.
              Na ausência dessas substancias, o corpo responde em crise de abstinência, o que pode desencadear vários sintomas como dores, tonturas e náuseas. Nos casos mais graves, a morte acaba acontecendo. Assim, entende-se que o organismo depende, fisicamente, da droga para funcionar, ele não consegue trabalhar normalmente sem ela. Por isso é necessário tratamento especializado e, muitas vezes, a ingestão de medicamentos para controlar a síndrome.


Exemplo do que a droga pode causar a um usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário