quarta-feira, 15 de agosto de 2012

MACONHA


              A maconha foi trazida para o Brasil pelos escravos africanos no século XV e até o século XVII era enviada a semente para que se planta-se no Brasil.
              A maconha é uma combinação de folhas e flores de uma planta conhecida como Cannabis sativa, e pode ser verde, marrom ou cinza. Seu princípio ativo é o THC (tetrahidrocanabinol), responsável pelos efeitos da maconha no sistema nervoso.

Folha da Cannabis sativa

              As folhas, frutos, talos e sementes secos da planta são trituradas para fazer a droga.É consumida de forma pura ou misturada com tabaco, ou ainda em cápsulas, incensos e chá. Algumas pessoas tem o hábto de misturam a maconha com a comida. Pode ser ingerida através do fumo ou oralmente, sendo que oralmente tem efeitos com mais intensidade e duração.
              Quando fumada é facilmente absorvida pelos pulmões, onde o THC passa para o sangue que o carrega para todo o organismo, inclusive o cérebro. Seus efeitos se manifestam poucos minutos após, e podem durar entre duas e três horas. Pode causar sintomas como ansiedade, irritabilidade, tremores e insônia.
            O THC da maconha atinge os neurônios encarregados da memória, causado perda de memória recente e dificulta o aprendizado. A substância THC é absorvida profundamente pelos tecidos gordurosos de vários órgãos. Estes tecidos liberam a droga lentamente.  
            É possível desenvolver uma tolerância a droga, fazendo com que o usuário necessitam de ingerir doses cada vez mais altas para conseguir o mesmo efeito. Assim tornam-se dependentes e se param de usá-la podem ter síndrome de abstinência.
            As consequências do seu uso , fumada ou comida a curto prazo são: euforia, percepções distorcidas, danos e enfraquecimento da memória, prejuízo da percepção, do raciocínio e da habilidade motora, aumenta o risco de infecções e inflamações nas vias respiratórias, aumento da frequência cardíaca. A maconha costuma afetar consideravelmente os olhos que ficam vermelhos e injetados. O THC prejudica o sistema imunológico, expondo o corpo a infecções e ao câncer e prejudicando o sistema reprodutor (diminui a produção de esperma e modifica o ciclo menstrual). A maconha pode levar a dependência, apesar de não ocorrer em todos os casos.
           Os usuários tem dificuldade de aprendizagem e devido aos efeitos da droga sobre percepções e reflexos, o efeito da maconha favorece acidentes de trânsito. Os usuários estão mais propensos a realizar atos sexuais que lhes pões em risco.
              A abstinência da droga deixa o organismo com perda de memória, dificuldade de expressão, falta da na coordenação motora; Problemas no sono como pesadelos, nervosismo, ansiedade, perda de apetite e emagrecimento.
              O uso da maconha no Brasil tem aumentado entre estudantes de ensino fundamenta e médio das escolas. 8% dos estudantes relatam que já fizeram uso da maconha.



 Baseado de Maconha

Nenhum comentário:

Postar um comentário