sexta-feira, 17 de agosto de 2012

CONSUMIDOR DE DROGAS É DIFERENTE DE DEPENDENTE QUÍMICO

              O dependente químico é aquele que procura com constância o entorpecente, seja legal ou ilegal.
Todos os dependentes químicos já foram usuários de drogas, ou seja, só consumiam drogas às vezes, contudo, nem todos os consumidores serão dependentes químicos, porque para tal é preciso levar em consideração o tempo do consumo, o tipo de droga ingerida, o próprio organismo do usuário, se é ou não vulnerável à droga.
              O apenas usuário comum (que só consome eventualmente) continua consumindo sem mostrar sinais de dependência, a síndrome de abstinência só ocorre nas pessoas que são dependentes químicos, isso ocorre porque o organismo do viciado não consegue reagir sem o entorpecente. Aquele que é somente consumidor até escolhe o melhor lugar para o consumo, a melhor hora. Já o dependente não escolhe o melhor horário nem lugar propicio para consumir, pois tudo ao seu entorno está tudo concentrado no consumo das drogas, assim para o dependente qualquer hora é propícia para o consumo.
              O usuário de drogas que fica no vício por um longo período, gradualmente pode virar um dependente, mas isso não significa que todo os usuários de drogas serão dependentes, logo a dependência química é mais forte em alguns que em outros pela vulnerabilidade de pessoa para pessoa em relação ao tipo de droga usada. É óbvio que todo o dependente químico já foi apenas consumidor, mas a rapidez em que a dependência acontece varia. Há casos de pessoas que consumiram por anos certo tipo de droga e neste tempo não ficaram dependentes, mas existem outros casos em que na primeira vez o indivíduo se torna dependente. Isso depende da particularidade de cada usuário, do tipo de droga, da quantidade e de como é consumida.
              É notável que o consumidor comum de drogas é diferente do dependente químico, porque o dependente químico mostra a todo momento precisar consumir drogas, enquanto o apenas consumidor não demonstra necessidade da droga.


Criança fumando crack - dependente químico

Nenhum comentário:

Postar um comentário