segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Drogas ilícitas e licitas, quais os motivos que levam à legalidade de algumas drogas, e de outras não?


              As drogas, são divididas em dois grandes grupos, segundo o critério de legalidade perante a Lei: drogas lícitas e ilícitas.
              As drogas lícitas são legalizadas, produzidas e comercializadas livremente e que são aceitas pela sociedade. Os dois principais exemplos de drogas lícitas são o cigarro e o álcool.


              Já a cocaína, a maconha, o crack, a heroína, etc., são drogas ilícitas, ou seja, são drogas cuja comercialização é proibida pela legislação. Além disso, as mesmas não são socialmente aceitas.





              Não é pelo fato de serem lícitas, que essas drogas são pouco ameaçadoras; o alerta é da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o órgão, as drogas ilícitas representam por 0,8% dos problemas de saúde.
              Assim, muitos questionam a aceitação, dessas drogas como lícitas, uma vez que elas são prejudiciais para a saúde e também causam dependência nos usuários. Assim, o critério de legalidade ou não de uma droga é variável e não está relacionado, necessariamente, com a gravidade de seus efeitos. Alguns até mesmo dizem que esse critério provém de um jogo de interesses políticos, e, sobretudo, econômicos. Cigarro e álcool são muito populares na sociedade atual, sendo que existem inúmeras empresas desse ramo, que movimentam milhões de reais anualmente. As ilícitas não são tão populares, e a proibição de seu consumo não inibe tanto a movimentação de dinheiro, como seria com álcool e cigarro.

2 comentários:

  1. Super interessante a postagem de vocês!
    Gostamos da observação de vocês quanto às drogas lícitas. Muitos pessoas acham que elas não são prejudiciais à saúde, mas não carregam o conhecimento de que 0,8% da população brasileira, por exemplo, são cerca de 16 milhões de habitantes, além do cigarro e do álcool causarem uma grande dependência. As empresas deixam implícitas o fato de que se importam mais com o consumo do usuário, ao invés de sua saúde, usando os dependentes como fonte de riqueza até sua morte pela droga.

    Parabéns pelo blog!

    Bullying 803

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Realmente, muitas pessoas acreditam que as drogas ilícitas são sempre mais prejudiciais que as lícitas, mas como já vimos isso não é verdade. E concordo com vocês, as empresas só estão de olho no dinheiro ao produzir cigarro e álcool, sendo que esse vício, muitas vezes, é pago com a vida

      Excluir