sexta-feira, 10 de agosto de 2012

DOENÇAS RELACIONADAS AO USO DAS DROGAS

                   Os entorpecentes, além de seus sintomas próprios podem causar doenças como overdose, câncer e infecções.

                    Algumas das doenças causadas pelo uso das drogas:

                    AIDS: Doença sem cura que é transmitida através do contato direto com o sangue da pessoa contaminado, como ao partilhar seringas, para a injeção da droga.


                    Nos últimos anos aumentaram os casos de AIDS causados por drogas injetáveis, principalmente ao Sul, RS, SC, PR, MS, SP, além de Roraima ao Norte.
No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, por exemplo, a cada cem mil habitantes, um contraiu AIDS por causa de drogas injetáveis no período de 2001 a 2007.

                    Uma pesquisa foi feita sobre casos de hepatites virais, contraídas a partir do uso de drogas injetáveis. 
                    Os casos de contração de hepatite C, associados ao uso de drogas se destacam na região Sul, RS, SC, PR e SP. Nesses estados a cada cem mil habitantes, há entre 1 e 4 pessoas que contraíram hepatite pelo uso de drogas no período de 2001 a 2007.



                    Doenças sexualmente transmissíveis: Ao usar drogas, o indivíduo esquece de usar camisinha e pode acabar infectado com doenças como gonorréia e sífilis, por exemplo.

DOENTE DE SÍFILIS


                       Endocardite Infeciosa: As drogas injetáveis podem levar micróbios que infectam as válvulas cardíacas denegrindo sua função. Com isso, pode ocorrer o aumento do tamanho do coração, impossibilitando a passagem de sangue e gerando outras complicações.




                            Enfisema Pulmonar: Causado pelas partículas de pó que ficam nos alvéolos e que acabam dificultando a hematose.



                           Desnutrição: As drogas prejudicam o sistema que regula a sensação de fome, assim o indivíduo, sem fome, para de se alimentar, ficando desnutrido.





                              Comprometimento cerebral: As drogas podem causar lesões permanentes no cérebro e dificultar o estado de saúde do indivíduo.

                              Insuficiência renal: Com o acúmulo de substâncias tóxicas no sangue, os rins ficam sobrecarregados e param de filtrar corretamente o sangue.



                              Distúrbios comportamentais: Depressão, euforia, perda do sentido da realidade e humor variante.



                             O uso de drogas é proibido por lei e passível de pena, como pagamento de fiança ou prisão, dependendo da gravidade da situação.

                             Há muitas outras doenças que são geradas pelo consumo das drogas. A sua gravidade vai depender da quantidade de droga ingerida. Por ser uma substância que vicia, o usuário quer consumir quantidades cada vez maiores de drogas para conseguir os mesmo resultados que tinha no início do consumo. Com isso, as doenças começam a manifestar-se após alguns meses do uso das drogas.

                             Por fim, existe o problema causado pelos traficantes que misturam os entorpecentes com outras substâncias tóxicas, que podem causar a obstrução das vias respiratórias levando ao falecimento por ausência de ar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário