quarta-feira, 15 de agosto de 2012

ÓXI

              Desde a década de 80, afastado dos principais centros urbanos do Brasil, o Acre convive com as consequências decorrentes do uso do óxi. O óxi é o resultado de uma mistura de pasta-base de cocaína, querosene e cal virgem, e impressionantemente é mais letal do que o crack. A droga, que é no formato de pedra, se espalhou no norte brasileiro e, agora, "anuncia" sua chegada nas cidades do Centro-Oeste e Sudeste. Esse entorpecente já chegou ao Piauí, à Paraíba, ao Maranhão, a Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.
              Existem duas características marcantes da droga que justificam o porquê de ela se espalhar pelo país. A primeira é seu potencial alucinógeno. O óxi pode causar em um usuário o dobro da euforia provocada pela cocaína. O segundo motivo é seu preço, o crack não é caro, contudo, o óxi é mais barato, custando em torno de dois reais. No momento em que surge uma droga mais poderosa, mais barata e fácil de produzir, ela tende a se disseminar. Isso ocorre porque no Brasil até agora, não há um sistema sólido e eficaz de tratamento de dependentes.
              O aspecto mais preocupante do óxi talvez seja a carência de dados sobre sua área de alcance no Brasil. Especialistas avaliam que a droga atinge as mais variadas classes sociais. Não há um perfil específico de usuário: ela é usada tanto pelos mais pobres quanto pelos mais ricos da população.
              Também faltam estudos científicos sobre sua ação sobre o ser humano. Por ora, sabe-se que, pela composição mais "forte", composta por elementos químicos agressivos, ela denigre o organismo mais rápido. Uma das únicas pesquisas sobre a droga acompanhou cem pacientes que usavam óxi. E chegou a uma lastimável conclusão: a droga causou o óbito de um terço dos usuários em um ano.
              Além do risco de morte a longo prazo, seu uso todos os dias causa reações intensas. São comuns vômito e diarréia, a aparição de lesões precoces no sistema nervoso central e detração das funções hepáticas. Os solventes adicionados na composição da droga podem aumentar o risco de câncer.

 Oxi

Nenhum comentário:

Postar um comentário