sexta-feira, 17 de agosto de 2012

PREVENÇÃO


              Prevenção é diminuir a motivação que alguém possa vir a ter de usar drogas, conscientizando as pessoas sobre os danos sociais, físicos e psicológicos causados pelas drogas. "É educar para uma vida mais saudável."       
 
              O objetivo da prevenção é reduzir a incidência de problemas causados pelo uso indevido de drogas em uma pessoa e em um determinado meio ambiente.

Há três níveis de prevenção:
  • Prevenção primária: o indivído ainda não usou drogas.
  • Prevenção secundária: o indivíduo já experimentou drogas.
  • Prevenção terciária: o indivído está doente.

-Conversa de pais e filhos:     
              É importante e necessário os pais falarem com seus filhos sobre os perigos que as drogas trazem. A maioria dos pais tende a conversar com os filhos sobre drogas somente quando surgem problemas e conflitos. Entretanto, é melhor quando já superaram a barreira de falar com os filhos sobre assuntos mais sérios. Os pais não devem apavorar com discussões, mas compreender e mostrarem-se seguros com relação as suas próprias crenças e valores.
              Quando o assunto estiver a tona, os pais devem se basear em substâncias que eles realmente conheçam. Para isso é bom pesquisar para que não transmitam informações sem fundamento ou preconceituosas.
              Os pais devem manter-se envolvidos com as atividades dos filhos, inclusive quando cursarem o ensino médio, em suas atividades escolares e de lazer com seus amigos, tornando a relação mais fácil e aberta. 


Consversa de pai e filho

4 comentários:

  1. Gostei muito disso do incentivo a conversa de pai e filho, isso é muito necessário para essa prevenção, pois se o garoto não escuta os médicos e orientadores, ele pelo menos vai escutar os pais. Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, queremos deixar claro a importância dos pais na vida dos filhos, são eles quem devem orientar e aproveitar sua intimidade para com eles, coisa que médicos e orientadores nem sempre conseguem, sendo assim a conversa de pais e filhos caracteriza um importante elemento de ajuda à prevenção do uso de drogas.

      Excluir
  2. Ótima postagem! É isso mesmo, as vezes os pais não conversam com os filhos sobre drogas, porque acreditam que isto nunca ocorrerá em sua família. Ou ainda, decidem conversar sobre este assunto, quando já se é tarde demais. O apoio de amigos, é tão importante quão o familiar. É necessário conversar e tentar entender a situação. Muito bom o blog! Parabéns ao grupo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossos agradecimentos. Ao fazer a postagem, um dos nossos objetivos era frisar bem que essa interação essa conversa entre família e pais com os mais novos. Isso porque essa conversa constitui um importante elemento preventivo ao uso das drogas. Dessa forma concordamos com sua opinião.

      Excluir